Sabiia Seb
PortuguêsEspañolEnglish
Embrapa
        Busca avançada

Botão Atualizar


Botão Atualizar

Registro completo
Provedor de dados:  ExtensaoRural
País:  Brazil
Título:  Agroecological knowledge construction in the semi-arid region of Ceará
Construcción de conocimiento agroecológico en la región semiárida de Ceará
Construção de conhecimento agroecológico no semiárido cearense
Autores:  Pinheiro, Bruna Carolina Frazão Silva
Gamarra-Rojas, Guillermo
Mattos, Jorge Luiz Schirmer de
Lima, Filipe Augusto Xavier
Fernandes, Luis Eduardo Sobral
Data:  2023-04-06
Ano:  2023
Palavras-chave:  Agroecology
Knowledge systems
Organic agriculture
Rural extension
Agroecología
Extensión Rural
Sistemas de Conocimiento
Agricultura orgânica
Agroecologia
Extensão rural
Sistemas de conhecimento
Resumo:  The National Policy for Technical Assistance and Rural Extension (PNATER) represents the resumption of strengthening family farming and meeting society's demands for sustainable agriculture. Its materialization translates into the transition from conventional agriculture to ecologically based agriculture, based on participatory methodologies and under a multidisciplinary and systemic approach toRural Extension. The article presents an analysis of the perceptions of the social actors of organic and agroecological agriculture in the semi-arid region of Ceará on the process of building agroecological knowledge. To this end, we performed a content analysis of interviews, using the Ecological Knowledge System (SCE) and the objectives of PNATER as benchmarks. The results of this research indicated that there is a need for greater depth regarding social actors’perception of the construction of agroecological knowledge and PNATER. These perceptions focused on the dimensions of ecologically sound practices, learningitself,and learning facilitation. Furthermore, few emerging themes were related to supporting institutions and a favorable political environment.

La Política Nacional de Asistencia Técnica y Extensión Rural (PNATER) representa la reanudación del fortalecimiento de la agricultura familiar y la satisfacción de las demandas de la sociedad por una agricultura sostenible. Su materialización se traduce en la transición de la agricultura convencional a la agricultura de base ecológica, sustentada en metodologías participativas y bajo un enfoque multidisciplinario y sistémico de ATER. El artículo presenta un análisis de las percepciones de los actores sociales de la agricultura orgánica y agroecológica en la región semiárida de Ceará sobre el proceso de construcción del conocimiento agroecológico. Para ello, se utilizó el análisis de contenido de las entrevistas, utilizando como referentes el Sistema de Conocimiento Ecológico (SCE) y los objetivos de la PNATER. Los resultados de esta investigación indicaron que se necesita profundizar más en la percepción de los actores sociales sobre la construcción del conocimiento agroecológico y la PNATER. Esto se debe a que tales percepciones se centraron en las dimensiones de las prácticas ecológicamente correctas, el aprendizaje y la facilitación del aprendizaje. Además, pocos temas emergentes estaban relacionados con instituciones de apoyo y un entorno político favorable.

A Política Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural (PNATER) representa a retomada do fortalecimento da agricultura familiar e o atendimento das demandas da sociedade por uma agricultura sustentável. Sua materialização se traduz na transição da agricultura convencional para agriculturas de base ecológica, a partir de metodologias participativas e sob um enfoque multidisciplinar e sistêmico de ATER. O artigo apresenta uma análise das percepções dos atores sociais das agriculturas orgânica e agroecológica do semiárido cearense sobre o processo de construção do conhecimento agroecológico. Para tal, lançou-se mão da análise de conteúdo de entrevistas utilizando-se como marcos de referência o Sistema de Conhecimento Ecológico (SCE) e os objetivos da PNATER. Os resultados desta pesquisa indicaram que há necessidade deum maior aprofundamento sobre a percepção dos atores sociais quanto à construção do conhecimento agroecológico e a PNATER. Tais percepções concentraram-senas dimensões de práticas ecologicamente corretas, aprendizagem e facilitação de aprendizagem. Ademais, poucos temas emergentes estavam relacionados às instituições de apoio e ambiente político favorável.
Tipo:  Info:eu-repo/semantics/article
Idioma:  Português
Identificador:  http://periodicos.ufsm.br/extensaorural/article/view/70414

10.5902/2318179670414
Editor:  Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
Relação:  http://periodicos.ufsm.br/extensaorural/article/view/70414/51845
Formato:  application/pdf
Fonte:  Extensão Rural; v. 29 n. 1 (2022): Extensão Rural - jan/mar. 2022.; e5

2318-1796

1415-7802
Direitos:  Copyright (c) 2023 Extensão Rural
Fechar
 

Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Embrapa
Todos os direitos reservados, conforme Lei n° 9.610
Política de Privacidade
Área restrita

Embrapa
Parque Estação Biológica - PqEB s/n°
Brasília, DF - Brasil - CEP 70770-901
Fone: (61) 3448-4433 - Fax: (61) 3448-4890 / 3448-4891 SAC: https://www.embrapa.br/fale-conosco

Valid HTML 4.01 Transitional